loading

Você sabe o que é meningite viral?

A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é bem mais frequente que a meningite bacteriana. Um grupo de vírus denominados enterovírus, constitui a causa mais comum de meningite viral. Os enterovírus encontram-se na garganta e fezes das pessoas infectadas. Estes vírus, têm maior possibilidade de ser disseminados quando as pessoas não lavam as mãos após ir ao banheiro, trocam fraldas ou lençóis sujos e depois levam as mãos à boca, preparam alimentos ou tocam em outras pessoas com os dedos contaminados.

Estes vírus podem, também, ser transmitidos por contatos pessoais íntimos, comuns entre membros de uma mesma família. Em geral, as pessoas com meningite viral ficam menos enfermas do que aquelas com meningite bacteriana e se curam espontaneamente. As pessoas em contato íntimo com pacientes portadores de meningites virais, não necessitam de tratamento preventivo com antibióticos, mas deverão lavar as mãos frequentemente com água morna e sabão, ou usar produtos para limpeza das mãos à base de álcool ou álcool gel, para evitar a transmissão.

De modo geral, ocorrem mais casos de meningite viral no fim do verão e no começo do outono. Por isso é preciso ficar atento.

O hábito de lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou de usar produtos para a limpeza das mãos à base de álcool ou álcool gel, também ajuda a interromper a disseminação de muitos vírus e bactérias. Ao evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres, é outra maneira de interromper a transmissão dos germes.

Lembre-se: é importante procurar imediatamente serviço médico para esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado.