loading

A manometria do esôfago (esofágica) é um exame que permite ao médico avaliar as pressões do esôfago (órgão do aparelho digestivo que faz o transporte dos alimentos da boca ao estômago), sendo no momento o padrão ouro para o estudo do peristaltismo (movimentos coordenados que permitem a progressão do bolo alimentar) e das alterações da motilidade do esôfago. Tem a capacidade de, em regime ambulatorial, identificar essas alterações quer sejam primárias ou secundárias, fornecendo dados objetivos (em gráficos e mensurações) sobre o peristaltismo avaliando a amplitude, propagação e velocidade das ondas de deglutição, o Esfíncter Inferior do Esôfago (E.I.E.) e o Esfíncter Superior do Esôfago (E.S.E.) com relação a suas localizações, pressões em repouso e relaxamento. Esses dados são utilizados por diversas especialidades dentre elas; a própria Gastroenterologia, a cirurgia do aparelho digestivo, a pediatria, a pneumologia, a cardiologia, a otorrinolaringologia, a dermatologia e a neurologia.

O exame começa colocando-se uma sonda plástica flexível de fino calibre através de uma das narinas, que são lubrificadas e anestesiadas com geléia de xylocaina. A partir de então, a sonda é empurrada delicadamente até passar pela garganta atingindo o esôfago, sendo empurrada através do mesmo até atingir o estômago. Nessa fase do exame pode-se sentir um desconforto passageiro, porém uma vez passada a sonda, o esôfago rapidamente se ajusta à mesma. A partir de então, a sonda é conectada a um aparelho que vai perfundir água destilada pelos canais internos da sonda numa taxa de infusão lenta (0,6 ml/min) que por sua vez vai ser conectado a um computador que irá confeccionar os gráficos.

Uma vez conectada, com o paciente deitado confortavelmente de “barriga para cima”, a sonda vai sendo retirada de maneira escalonada (para se observar as pressões do esôfago centímetro a centímetro) e o paciente vai ser solicitado a fazer movimentos de deglutição engolindo pequenas quantidades de água mineral (nessa fase é importante que o paciente só engula quando for solicitado pelo médico, pois deglutições não solicitadas atrapalham a leitura das pressões e prolongam o exame).

Quando a sonda é totalmente retirada o exame é finalizado e o paciente pode ir para casa, alimentando-se assim que desejar. O exame dura cerca de trinta minutos e é feito sem sedação pois necessita da cooperação e informação do paciente.