loading

a IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA CIRURGIA BARIÁTRICA

Deve-se sempre deixar bem claro para o paciente que a cirurgia bariátrica não é só a perda de peso, mas a melhora da saúde com o controle das doenças associadas à obesidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a equipe multidisciplinar deve ter profissionais habilitados ou com conhecimentos suficientes para o atendimento do paciente com obesidade mórbida. Para que todas as etapas relacionadas à cirurgia bariátrica aconteçam de forma segura e tranquila, a atuação de uma equipe multidisciplinar é fundamental. Afinal, além do aspecto físico, as emoções e os hábitos do paciente também devem ser trabalhados para o sucesso do procedimento a curto, médio e longo prazos.

O sucesso no tratamento da obesidade através da cirurgia bariátrica não envolve apenas o ato cirúrgico em si e a alta do paciente para casa em segurança, mas depende também de todos os cuidados seguidos pelo paciente e por toda a equipe de profissionais de saúde envolvidos na atenção ao paciente no pré e no pós-operatório.

A equipe multidisciplinar consiste no conjunto de profissionais envolvidos nos cuidados com o paciente durante todo o processo de preparação e seguimento pós-cirúrgico.