Nossas especialidades: Terapias Imunobiológicas - Intravenosa - Subcutânea - Infusão - Exames - Cardiovasculares - Exames Cardio - Bioimpedância - Exames Hepáticos - Elastografia Hepática - Ultrassonografias - USG Inguinal - USG Articulações - USG Órgãos - Superficiais - USG Próstata - USG Abdômen Superior - USG Abdômen Total - USG Aparelho Urinário - USG Tireoide - USG Transvaginal - USG de Mamas - Ultrassonografia - Exames Digestivos - Teste de Lactose - PhMetria - Manometria Esofágica - Polipectomia - Mucosectomia - Colonoscopia - Cápsula Endoscópica - Endoscopia

Polipectomia

O que é a Polipectomia?

A polipectomia gástrica ou de cólon tem como objetivo a retirada de pólipos benignos ou malignos do aparelho digestivo, através da endoscopia digestiva.

Os pólipos, em sua maioria, são benignos, mas a indicação da comunidade médica sempre é de remoção para evitar que, com o tempo, eles se desenvolvam e se tornem cancerosos, como o câncer colorretal, patologias grave e que geralmente apresenta sintomatologia somente em seus estágios mais avançados. 

Como é realizada a Polipectomia?

A remoção dos pólipos através dapolipectomia ocorre durante o procedimentos de endoscopia digestiva alta ou colonoscopia. Tais procedimentos consistem na inserção do endoscópio, um aparelho médico tubular com uma câmera em uma de suas extremidades, onde são acoplados diversos laços metálicos que estão ligados a um aparelho de eletrocoagulação.

Dessa forma, ao inserir o tubo do endoscópio  ou colonoscópio e alcançar o local de retirada dos pólipos, os laços já cauterizam o tecido e fazem a remoção do pólipo. As peças utilizadas para laçar são todas descartáveis e estéreis, e o processo é totalmente indolor ao paciente.