Chatbot

24h

Elastografia Hepática

A elastografia hepática  é um procedimento que utiliza o ultrassom para medir a elasticidade do fígado. O exame é indolor, confortável e seguro para o paciente. Seu resultado é altamente eficaz, o que contribui para um diagnóstico mais assertivo.

Para que serve?

Doenças hepáticas são silenciosas e mais comuns do que você pode imaginar. Algumas podem provocar fibrose/cirrose e aumentar a rigidez do órgão. Quando isto acontece, células são destruídas ou deixam de funcionar corretamente. Isso contribui para a formação de cicatrizes, fibroses e nódulos no fígado, comprometendo todo o seu funcionamento.

As causas mais comuns da cirrose são:

  • Gordura no fígado, chamada doença hepática gordurosa não alcoólica;
  • Hepatite B ou C
  • Hepatite alcoólica.

A elastografia hepática tem o objetivo de medir o grau de rigidez do fígado. O exame auxilia a equipe médica na avaliação do estadiamento das doenças do fígado, em especial a fibrose hepática. Sua realização pode acontecer tanto no diagnóstico inicial quanto no acompanhamento periódico da evolução de outras condições.

Esse ultrassom eliminaem até 80% a necessidade de uma biópsia, procedimento invasivo que traz sempre desconforto para o paciente. O processo consiste na retirada de uma amostra de tecido do fígado, posteriormente encaminhado para avaliação em laboratório.