Diverticulite

Home > Diverticulite

O QUE É DIVERTICULITE?

A Diverticulite é uma doença que se caracteriza pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas que ficam alojadas no Intestino Grosso. Sua manifestação é mais comum após os 50 anos e esta também pode ser chamada de Doença Verticular do Cólon.

Causas

Apesar de não ser totalmente confirmado, acredita-se que a Diverticulite ocorre devido à dieta pobre em fibras. A doença é mais comum em países que não possuem o hábito de ingerir fibras, como os Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, etc. Já em países do Oriente a doença torna-se rara devido ao grande consumo de alimentos fibrosos (frutas, vegetais, grãos). As fibras ajudam a não deixar as fezes endurecidas, facilitando o transporte através do Intestino. Quanto mais endurecidas às fezes, mais força o Intestino precisa fazer para empurra-las, gerando mais pressão no Cólon, o que ocasiona no surgimento das pequenas bolsas chamadas divertículos. A Diverticulite ocorre quando uma dessas bolsas inflama, esta inflamação pode ser ocasionada quando restos fecais e bactérias tampam os sacos diverticulares.

sintomas

Dor abdominal que pode durar dias, em particular na região inferior esquerda do abdômen;
Náuseas e vômitos;
Febre;
Desconforto abdominal;
Mudança abrupta de hábito intestinal (constipação ou diarreia);
Sangramento por via retal.

tratamento

O tratamento foca-se no controle da infecção e inflamação, deixando o cólon em repouso e prevenindo complicações. Um tratamento com antibióticos pode gerar boa resposta em poucos dias se iniciado precocemente. A cirurgia se torna necessária quando não se obtém repostas positivas ao tratamento com antibióticos e se possui grandes abscessos.

Top Top