Câncer de Cólon (Março Azul Marinho)


O QUE É?

O câncer colorretal é o nome dado a tumores que surgem no intestino grosso que se desenvolvem, em geral, a partir de pólipos (lesões benignas que crescem na parte interna do intestino grosso). A doença é tratável e as chances de cura são maiores quando o problema é detectado precocemente.

CAUSAS

Segundo pesquisas, algumas pessoas apresentam maiores chances de desenvolverem o câncer colorretal devido à presença de fatores de risco como: doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Colite Ulcerativa), uma dieta pobre em fibras e rica em gorduras, histórico familiar ou pessoal de câncer, presença de pólipos no intestino, ter acima de 50 anos ou alterações genéticas que predispõem o aparecimento da doença em pessoas mais jovens, por volta dos 40 anos.

SINTOMAS

O câncer colorretal pode não apresentar sintomas no início. Mas os sinais mais comuns são sangramento retal ou sangue nas fezes, desconfortos abdominais constantes (cólicas, gases e dor), perda de peso sem motivo aparente, náuseas, vômitos, fraqueza, dor na região anal, sensação de que o intestino não esvaziou completamente após ir ao banheiro e alteração no diâmetro das fezes.

TRATAMENTO

A cirurgia é uma das terapias mais indicadas para o tratamento do câncer colorretal. Aliado à cirurgia, podem ser indicados outros tratamentos com radioterapia ou quimioterapia. Mas é importante ressaltar que para cada tipo de paciente existe uma abordagem terapêutica mais adequada.

Top Top