Notícia da VidaVale

Home > Acreditação ONA

Acreditação ONA


A Vida Vale trabalha constantemente para proporcionar diagnósticos e tratamentos de qualidade a seus pacientes. Por isso, mantem uma equipe profissional multidisciplinar especializada e alinhada às boas práticas assistenciais, e busca a melhoria contínua de seus processos, com foco na segurança do paciente e na qualidade assistencial.

Desde 2017, a Vida Vale é uma clínica Acreditada.

Mas o que é Acreditação?

Acreditação é um sistema de avaliação e certificação específico para a área da saúde. É um processo estruturado em etapas criteriosas com o objetivo de verificar e melhorar práticas internas e de segurança do paciente dos serviços de saúde.

Esse processo é espontâneo. Isso significa que a clínica que deseja obter essa certificação deve se inscrever junto à entidade avaliadora (ONA). Depois de consolidado o desejo de obter a cerificação, uma equipe avaliadora passa a trabalhar junto à administração e equipe assistencial da clínica para orientar e auxiliar na implantação de processos mais seguros, alinhados às melhores práticas em saúde que também atende os critérios das agências reguladoras de saúde nacionais e regionais.

Assim que a clínica estiver preparada, ou seja, assim que a clínica já tenha incorporado as práticas exigidas pela avaliadora e fortalecido a cultura de qualidade em todos os seus processos internos e de cuidado com o paciente, é conferida a certificação.

A Vida Vale é uma clínica Acreditada, que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

O que é ONA?

A Organização Nacional de Acreditação, ou ONA, é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, sendo o principal critério a segurança do paciente.

Criada em 1999 por entidades públicas e privadas do setor de saúde, a ONA utiliza uma metodologia desenvolvida a partir de modelos regionais e pautados por manuais de Acreditação da América Latina e de países como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra. Sua metodologia é reconhecida pela ISQua (Sociedade Internacional para a Qualidade nos Serviços de Saúde, em inglês), parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi testada nas cinco regiões do Brasil.

A ONA ainda coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação - SBA, que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras com foco na segurança do paciente e na melhoria do atendimento.

Top Top